Santidade e poder começam em casa


"Se sua fé não funciona em casa, não a pregue para o mundo." - Howard Hendricks

Acredito que o que acontece dentro das quatro paredes da sua casa, determina o quanto você influencia as pessoas que estão do lado de fora dela. Se você deseja vida íntegra, ousada e saudável, que faça diferença na vida de outras pessoas, o melhor lugar para começar a vivê-la é dentro da sua casa. Jesus, ao libertar o endemoninhado gadareno, não o convidou a segui-Lo ou o matriculou em Sua escola de discipulado. O gadareno fez menção de seguir a Jesus, mas Jesus não lho permitiu. Ao contrário, Jesus o enviou à sua família: "Vai para tua casa, para os teus, e anuncia-lhes quão grandes coisas o Senhor te fez, e como teve misericórdia de ti" (Marcos 5.38).

Não há melhor lugar para praticar o amor do que o lar. O melhor lugar para aprender a perdoar, conviver com diferenças, ser autêntico, e demonstrar os frutos do Espírito Santo é o lar. A fé pública será sempre inoperante e anêmica quando for disfuncional dentro do lar. O ministério nunca será longo e efetivo sem o aval da família. Sem o respeito e apoio familiar fracassaremos.

"Pois em Cristo Jesus, doutrinas não têm valor algum, mas a fé age através do amor" (Gálatas 5.6). Fé sem amor é nuvem sem chuva, sol sem calor, árvore sem fruto, é hipocrisia. Então, não tema expressar amor. Ninguém deveria passar um dia inteiro sem ouvir que é amado. "Tenha antes de tudo ardente amor uns para com os outros, porque o amor cobre uma multidão de pecados" (1 Pedro 4.8). "Vocês viviam tão bem; quem lhes impediu de continuar praticando a verdade?" (Gálatas 5.7).

O amor não é amor até que ceda. Não ceder é sinal de orgulho. "O orgulho vem antes do fracasso e a altivez de espírito precede a queda" (Provérbios 16.18). O primeiro sinal de orgulho é o silêncio. O silêncio é o pior monstro que assombra a família. Ele cresce ainda mais rápido do que nossos filhos. Ocupa primeiro o coração, em seguida o lar e depois toda a família. O silêncio acaba com o diálogo e torna a reconciliação cada vez mais difícil. O silêncio também é ira. "O bater do leite produz manteiga, o espremer do nariz produz sangue; assim o forçar da ira produz contenda" (Provérbios 30.33).

Existe um silêncio benéfico - silenciar diante do nervosismo do outro, para não colocar mais fogo na fervura. Janice, minha esposa, é mestra nesse tipo de silêncio. Seria impossível escrever a história da minha vida sem mencionar Janice. Como testemunhar minhas vitórias sem ela. Janice é uma carta de amor viva que Deus escreveu direto para mim. O seu modo de ser me faz lembrar que ser um marido, um pai e um amigo não é trabalho - é minha vida e um prazer.

Juntos, aprendemos a perdoar, a rir de nós mesmos, e a voltar aos princípios que nos fazem felizes - amor, oração, perdão, diálogo, ceder, fidelidade, reconhecer erros, praticar a Palavra e honrar um ao outro. Não importa o que aconteça, podemos superar os problemas. As lutas não aparecem para nos destruir, mas para tornar o nosso amor cada vez mais maduro e forte.

Pregar não é o meu primeiro ministério. Não me entenda mal; Deus tem me usado para restaurar e transformar pessoas. Pregar é minha vocação, meu chamado. Meu primeiro ministério é amar minha esposa e meus filhos. Cuidar deles, fazê-los felizes, prover suas necessidades, liderar suas vidas para que eles se tornem melhores, jogar bola com meus filhos, dar risadas ao redor da mesa, ajudá-los a corrigir seus erros e a amadurecer, escutar suas queixas, aconselhá-los quando estão indecisos. Ser marido, pai e amigo é o meu primeiro ministério. Pregar e ministrar vem em segundo lugar, em primeiro lugar está a minha família. Nada é mais importante do que minha família.



Silmar Coelho é pastor; doutor em teologia e liderança pela Universidade Oral Roberts, EUA; empresário; terapeuta; conferencista internacional; e escritor de 20 livros, entre eles: "Jamais desista", Editora Vida e "Transformando lágrimas em vinho", Editora MK.

Share this:

JOIN CONVERSATION

1 comentários:

  1. Graça e paz Tatiane!

    Que reflexão maravilhosa! Com a qual, concordo plenamente. Há um versículo Bíblico, que diz: "Mas, se alguém não tem cuidado dos seus e principalmente dos da sua família, negou a fé; e é pior do que o infiel" I Tm 5:8

    Um grande abraço, irmã. Que Deus a abençoe.

    Em Tempo: De todos os visuais que você experimentou para o blog, este, foi o que mais gostei.

    ResponderExcluir

Faça o seu comentário e ajude-me a conhecer sua opinião.

Volte sempre!