Na dúvida, passe pela cruz


"... Para que não mais sejamos como meninos, agitados de um lado para outro e levados ao redor por todo vento de doutrina, pela artimanha dos homens, pela astúcia com que induzem ao erro." Efésios 4:14

Há um ditado popular que diz: "Cabeça que não pensa, o corpo padece!"Tem gente que, quando se trata de comportamento e caráter cristão, faz aquilo que lhe é mais propício ou conveniente, pouco se importando com o que vai acontecer depois com ela mesma ou se atingirá outras pessoas de maneira negativa. Mesmo sendo portadores do livre arbítrio que o Senhor nos dá, muitos têm usado desta liberdade de escolha para se emaranhar nas teias das infundadas atitudes e realizações sem propósitos edificantes e duradouros.

E para quem tem a consciência sensível ao Espírito Santo, que sobrevive de maneira heróica à enxurrada de "moveres-espirituais-humanos" que se erguem periodicamente no afã de proclamarem a "grande fórmula" para uma poderosa vida cristã, surgem sempre questionamentos que colocam a nossa fé à prova, nos fazendo duvidar se estamos no caminho certo ou não.

Conheço um irmão bem próximo que, de tanto assistir programas televisivos evangélicos, começou a duvidar da sua vida cristã. Com as seguintes afirmações "Quem é salvo é prospero, recebe o melhor desta terra", "Pobreza é do diabo" e "Quem não recebe a benção é porque está em pecado", os pastores-apresentadores têm colocado na prova muitos que, depois de basearem a sua vida na Palavra de Deus, agora surtam por não acreditarem o que é, de verdade, a verdade.

O que é o certo? Como saber se minhas ações, reações, pensamentos e palavras estão de acordo com a vontade de Deus para a minha vida? Estou no caminho certo? Em meio a tantos ventos de doutrinas e pregações anátemas, quero lhe dar três dicas preciosas para que você não seja mais enganado por ninguém, sabendo que tudo que vem de Deus e é de Deus passa pela cruz.

1°: CRUZ É RENÚNCIA... Antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana. Filipenses 2:7.

Ele deixou seu trono de glória, sua posição, tudo, e se esvaziou dele mesmo para se tornar homem, a fim de viver entre nós e transformar o que era Palavra de Deus (verbo) em ação (carne e osso). Ele é o verbo vivo que nos mostra a possibilidade de vivermos a total realidade da vontade de Deus em nosso corpo e vida mortal. Com este exemplo, Ele nos diz que é possível fazer a vontade do Pai quando não vivemos para nós mesmos, quando nos despimos de todo conceito ou preconceito, e tudo aquilo que temos que realizar deve redundar em benção para salvar e edificar alguém.

2°: CRUZ É OBEDIÊNCIA
... A si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até a morte e morte de cruz. Filipenses 2:8.
Jesus obedeceu. A vontade do Pai não erra e nem traz desgosto, desespero e dúvida, ela é perfeita e eficaz, trazendo um final sempre feliz àqueles que obedecem. É certo que muitos, ao olharem Jesus pendurado e morto na cruz, pensaram que tudo havia acabado e não haveria mais futuro feliz e próspero. Mas a ressurreição nos mostra o real valor da obediência e de como ela vale a pena quando cumprida, e que, mesmo em meio a dores, o triunfo virá e ressuscitará os sonhos que haviam sido esquecidos.

3°: CRUZ É AMOR
... Se não tiver amor, nada serei. 1 Coríntios 13:2

Foi o que disse o apóstolo Paulo. Tem que ser por amor, não pode ser por interesse, por lucro, por afinidade, por acepção... Tudo por amor. Sem amor não há autenticidade e nem aval de Deus. Sem o amor não se chaga a um final concreto e feliz. Sem amor o resultado é momentâneo e ineficaz. Por isso, Jesus nos mostra que tudo que Ele fez foi por amor, inclusive sofrer e morrer na cruz. Se você tem que realizar algo para você ou alguém, faça-o sem esperar nada em troca, faça por amor.

Quando você for realizar ou viver algo em sua vida, passe o que for acontecer por estes três filtros. Se estiver tudo ok, então faça, pois com certeza terá a benção de Deus e dará certo.

Em Cristo,
Pr. Marcos Góes

Share this:

JOIN CONVERSATION

    Blogger Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Faça o seu comentário e ajude-me a conhecer sua opinião.

Volte sempre!