Ânimo renovado


"Sucedeu pois que chegando Davi e os seus homens, ao terceiro dia, a Ziclague, já os amalequitas tinham dado com ímpeto contra o Sul e Ziclague e a esta, ferido e queimado; tinham levado cativas as mulheres que lá se achavam, porém a ninguém mataram, nem pequenos nem grandes; tão somente os levaram consigo e foram seu caminho. Davi e os seus homens vieram à cidade, e ei-la queimada, e suas mulhejres, seus filhos e suas filhas eram levados cativos. Então, Davi e o povo que se achava com ele ergueram a voz e choraram até não terem mais forças para chorar. Também as duas mulheres de Davi foram levadas cativas Ainoã, a Jesreelita, e Abigail, a viúva de Nabal o carmelita. Davi muito se angustiou, pois o povo falava de apedrejá-lo, porque todos estavam em amargura, cada um por causa de seus filhos e de suas filhas porém Davi se reanimou no Senhor seu Deus."

(I Samuel 30.1-6)


Vida, é o titulo de nossa força, daquilo que nos faz acordar todos os dias em novas buscas. Mas viver é muito mais do que somente acordar todos os dias para novas buscas. Viver é ter ânimo dentro de si, pois se não temos ânimo a nossa vida se torna em morte.


Todos enfrentamos todos os dias os desafios do viver e esses desafios fazem com que alguns percam seu ânimo de viver e quando isso acontece precisamos de socorro, ajuda, salvação, antes que a morte nos trague.


Muitas pessoas vivem sem ânimo e, ao invés de experimentar a abundância oferecida por nosso senhor Jesus Cristo, experimentam o amargo gosto ou o desgosto da morte. Pois os problemas, as circunstâncias adversas, as dores, perdas... levam ao fundo do poço.


A bíblia nos diz no livro de João cap. 10 vers. 10 que "O ladrão vem somente para roubar matar e destruir, mas que Cristo vem para que tenhamos vida e a tenhamos em abundância." Essa é uma verdade eterna, e nosso arquiinimigo trabalha com estratégias. Uma perspicaz de suas maldosas estratégias é roubar nossa vida, mesmo que estejamos respirando e o sangue correndo em nossa veia. Você me pergunta: Como pode ser isso? A vida que quero enfocar aqui é uma vida mais profunda, que vai além da vida no corpo, mas é a vida da alma, ou seja, nosso ânimo. Quando satanás consegue tocar lá ,ele nos rouba e a morte será apenas uma questão de dias;depois da morte a destruição total de nosso ser. Acontece que temos uma segurança no mesmo versículo - Jesus veio para que tenhamos vida e a tenhamos em abundância.


Para que a vida de Cristo se faça real em nossa vida precisamos ter atitudes; não podemos ficar parados, apáticos ante as situações adversas que enfrentamos. Em Hebreus 10 vers. 39 lemos:


"Nós porém, não somos dos que retrocedem para a perdição;somos, entretanto, da fé, para conservação da alma."


A conservação da nossa alma é questão de perseverança e busca da fonte renovadora - Deus. Começamos este texto vendo uma situação terrível que o rei Davi enfrentou em sua vida. Após ele e seus homens terem lutado com muitos inimigos, voltavam para casa cansados das terríveis batalhas que haviam enfrentado; psicologicamente abalados por verem tantas mortes e terem suas vidas em risco por tantos dias. O que mais ansiavam eram chegar em suas casas e encontrarem seus filhos, filhas e suas esposas, mas quando chegaram o que encontraram? Uma situação terrível, muito pior das que eu e você possamos estar passando; encontraram suas casas queimadas, suas esposas, filhos e filhas não encontraram, tinham sido seqüestrados e o que poderia acontecer com eles? Terrível não é?


Com certeza naquele momento o ânimo daqueles homens foi roubado por satanás, e a morte pressionava-os tanto que queriam apedrejar Davi, choraram até não terem mais forças, mas no vers. 6 do 1º cap. De 1ª Samuel encontramos a frase, "porém Davi se reanimou no Senhor seu Deus."


De fato a adversidade nos esmaga a alma, corrói as esperanças. Nós precisamos conhecer a fonte de toda força e ânimo para que quando as lágrimas tomarem toda nossa força e ninguém mais puder nos ajudar, não sejamos saqueados pela morte, antes vençamos a morte com a integridade da vida.


Naquele momento Davi se levantou e foi atrás de seus bens, suas famílias, sua vida. E conseguiu recuperar tudo, mas ele só conseguiu isso porque o ânimo de Deus invadiu seu interior, ele foi à fonte. Reanimou-se no Senhor seu Deus.


Amados, essa questão é muito séria. Todos nós enfrentamos situações diferentes que querem nos parar, são tantas violências, acidentes, perdas que estamos sujeitos que poderíamos encher páginas e páginas citando, mas existe solução para nós: Deus está de braços abertos para nos abraçar e nos encher com Sua força para que possamos sair das mais terríveis situações e nos levantar como vitoriosos.


Eu não sei qual é o seu problema, mas sei que você tem. Não deixe que essa situação se torne uma arma fatal nas mãos de satanás para lhe destruir e tirar sua vida, seu ânimo. Faça com que essa situação se torne um veículo para a manifestação da glória de Deus. O texto de 1ª Samuel 30 começa nos mostrando um quadro irreversível e termina nos mostrando o milagre da restituição, pois no meio do caminho Deus achou um coração que creu no impossível e buscou o ânimo em Deus.


Assim pode ser na minha e na sua vida, basta que em Deus renovemos nosso ânimo. Que o Senhor nos abençoe!



Pr. Romney Cruz

Share this:

JOIN CONVERSATION

    Blogger Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Faça o seu comentário e ajude-me a conhecer sua opinião.

Volte sempre!