Vem!

 Por Dan Duke
 
"E o Espírito e a noiva dizem; Vem! E quem ouve diga: Vem! E quem tem sede venha; e quem quiser tome de graça da água da vida." (Apocalipse 22:17)
Venha e beba. Este é o convite do Espírito Santo como também daqueles que ouviram o convite e estão embriagados com a água viva da Sua presença. Considerando o versículo acima, parece que o convite vem de diferentes fontes.
Primeiro, o Espírito de Deus está dizendo: "Vem." Depois a Noiva de Cristo repete o convite: "Vem." Aqueles que ouviram - e creio eu, já provaram das águas - dizem: "Vem." Aqueles que estão sedentos e têm a coragem de seguir sua sede são convidados a "Vir." Finalmente, todos são bem-vindos e convidados a vir e a "tomar" de graça da água da vida - o quanto quiserem.
Nos cultos de avivamento que realizo, desafio a congregação com a seguinte pergunta: "Vocês têm sede?" A resposta é quase sempre unânime e muitas vezes é expressa com uma erupção de brados: "Sim, temos sede!" Faço então outra pergunta: "Porque vocês têm sede?" O que os difere das multidões de pessoas que estão satisfeitas e que já possuem o quanto desejam de Deus?" Esta pergunta normalmente gera um silêncio nas pessoas e eu começo a explicar que a sede de Deus que elas possuem é o seu convite para "vir."
Sede e fome de Deus são os convites, meu amigo. É a forma que Deus usa para convidá-lo a vir e jantar com Ele. (João 21:12)
Muitos hoje encontram-se na fase entre Pentecostes e Tabernáculos. Deixe-me explicar. As três festas de Israel representam nossa jornada pelas fases e estações da vida. Aqueles que conhecem os caminhos de Deus e as Escrituras conseguem identificar as diferentes fases e estações que nos afetam individualmente, coletivamente e até mesmo em escala nacional. Existem estações de chuva, de plantio, de colheita, e estações de espera - as quais são normalmente tempos de seca.
Quase todos preferem a chuva dos céus e as estações de colheita mais do que os tempos de seca ou de espera. Eu certamente prefiro. Contudo, nossa resposta à estação de seca afeta diretamente nossa preparação para as estações de chuva ou de colheita que certamente vêm a seguir. Na agricultura, todas as estações possuem a mesma importância pois o objetivo é a colheita. Para produzir uma colheita cada estação é importante, até mesmo os tempos de sequidão.
O período entre a Páscoa e Pentecostes era de apenas 50 dias. Todos conseguiam esperar 50 dias. Contudo, o período entre Pentecostes e Tabernáculos era um longo tempo de seca e de espera enquanto a semente estava crescendo e a plantação amadurecendo. Este era um período de mais ou menos 7 meses. Somente aqueles que têm a colheita em mente podem suportar este processo de espera que é longo e necessário, antecipando as últimas chuvas e a tão prometida colheita.
O mesmo princípio aplica-se à nossa vida espiritual. Progredimos de glória em glória, de fé em fé, acampamento a acampamento, e se eu puder acrescentar, de estação à estação. É claro que algumas estações são mais agradáveis do que as outras mas novamente devo lembrar-lhes que todas são necessárias para a colheita.
Com isto em mente, deixe-me fazer menção novamente ao versículo em Apocalipse 22. "Vem" Há um convite em cada estação para vir e tomar de graça da água da vida. Você pode vir em todas as estações. Nos tempos de seca, você - pessoalmente e individualmente - pode vir. Nos longos tempos de espera pela tão prometida colheita você é sempre convidado a "vir." Sim, existem estações. Sim, existem tempos de espera. Sim, existem dias de trevas.mas você não precisa ser alguém que vive em trevas!
Existem tempos de seca mas você nunca precisa ser uma pessoa seca. Até mesmo durante sua espera, até mesmo durante este longo período entre Pentecostes e Tabernáculos - a festa da colheita dos frutos celebrada no fim do ano - você pode ser um jardim regado. (Salmos 1:1-3)
É fácil? Não, não é. Talvez esta seja a questão. Talvez este seja o processo necessário para provar a qualidade da semente e a condição do solo no qual ela foi semeada. Eu não sei. Mas sei o seguinte, contudo, aqueles que confiarem no Senhor e fizerem dEle a sua esperança serão como árvores plantadas junto às águas. Ele (ela) vai ser como uma árvore plantada junto às águas. E aqueles que estenderem suas raízes junto ao rio não sentirão o calor mas suas folhas serão sempre verdes. Não ficarão preocupados no ano - estação - da seca (palavra em Hebraico "contenção") e nem deixarão de dar frutos. (Jeremias 17:7-8)
Poucas pessoas hoje são afortunadas como eu o sou de estarem em meio a um mover nacional de Deus. Não tenho palavras para agradecer. Contudo, nem sempre foi assim para mim. Como se diz por ai, "Já cumpri minha pena." Agora, tenho o privilégio de estar em uma estação de colheita e em um tempo de "chuva serôdia." (Zacarias 10:1) Nem todos são afortunados da mesma forma.
De qualquer forma meu amigo, onde quer que você esteja e independente da estação na qual você se encontra, há um rio por perto. Não estou falando de uma igreja local, apesar de que isto seria muito bom. Nem mesmo estou falando de um grupo de pessoas com as quais você compartilha da sua fome e sede, apesar de que isto também seria muito bom. Estou falando do rio da Sua presença. É o esconderijo do Altíssimo. Ele está lhe chamando para "vir."
O Espírito está lhe chamando. A noiva de Cristo sem ruga e sem mácula está lhe chamando. "Vem." Aqueles que já foram adiante de você estão lhe chamando. "Vem."
Há um rio cujas correntes alegram a cidade de Deus, o santuário das moradas (tabernáculos) do Altíssimo. (Pergunta; Quem são os tabernáculos do Santo Deus?) Deus está no meio dela; não vai ser abalada; Deus a ajudará (literalmente: envolvê-la com glória) ao romper da manhã. (Salmos 46:4-5)
Onde quer que você esteja, meu amigo, existe um rio perto de você. Ele está lhe chamando para "vir." Venha e beba, venha e jante, venha e estenda suas raízes junto ao rio.
Uma última palavra, Jesus é a soma de todas as coisas espirituais. Ele é o início e o fim, o Alfa e o Ômega. Jesus é o rio. Ele é o lugar secreto. E Ele está lhe convidando para "vir."
Este é o segredo para cada estação. Precisamos dEle nos tempos de seca e nas estações de chuva. Precisamos dEle no longo período de espera e nos tempos de colheita. Ele é o nosso tudo. Nos seus tempos de seca Ele é a chuva, nos tempos de espera Ele é a companhia constante esperando ao seu lado. Nos tempos de colheita Ele é a recompensa e a colheita é a Sua presença em uma medida maior.
Agora, digo a você: "Vem."



Que Deus nos abençoe
Dan Duke
http://www.somdachuva.com.br
somdachuva@somdachuva.com.br

Share this:

JOIN CONVERSATION

    Blogger Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Faça o seu comentário e ajude-me a conhecer sua opinião.

Volte sempre!