O desafio de crer contra toda esperança


Crer quando tudo estar bem é fácil, difícil é crer vendo o invisível; crer contra toda esperança, como Abraão que creu e saiu da sua terra para uma que só existia na promessa de Deus para ele; como Jeremias que compra um campo numa terra inabitável, crendo que um dia esse lugar ainda seria um lugar de vida.
Muitas vezes somos tentados a não ver mais perspectivas; somos tentados a perder a esperança diante de tantas lutas e provações. Se esta for tua realidade, quero trazer uma palavra de esperança para você.
Elucidando: Jeremias está preso, às véspera da invasão babilônica, Deus o manda comprar um campo em Anatote, terra que já foi da sua família, para mostrar ao seu povo que a última palavra não é a do sofrimento do cativeiro, mas sua palavra de Esperança.
Que lições aprendemos com a compra desse terreno em Anatote:
 
1- QUEM CRER NAS PROMESSAS DE DEUS NÃO PERDE A ESPERANÇA. (Jer. 31:17; 32:43)
O presente era tenebroso, sem perspectiva, porém Deus está dizendo para o seu povo: "AINDA HÁ UM FUTURO DE PAZ PARA O MEU POVO." Crer em Deus significa não abrir mão da visão de que a última palavra é Dele. Ele dirige nossas vidas para um amanhã maravilhoso que está construindo. Quem crer verá a glória de Deus!
Há um futuro de paz pra você. Mesmo que hoje você esteja preso pelo desânimo, pela provação, Deus está dizendo: “ESSE NÃO Ë O SEU FIM! Você ainda desfrutará de dias de paz que Eu estou preparando para você!” Reanime-se então e veja pela fé a mão de Deus agindo na sua vida, mesmo que de forma dolorosa. Mas veja que Ele está no controle.
 
2- O JULGAMENTO E A PROVAÇAO DE DEUS SERVE PARA CUMPRIR SEU PROPÓSITO. Vs. 30-37.
Em cada situação que você passa, creia, Deus está construindo. Tudo coopera para o seu bem. Deus nos prova pra nos aperfeiçoar e nos fazer quebrantados - (o povo estava endurecido, rebelde, desobediente, ingrato, precisava passar pelo fogo do julgamento). O cativeiro era a pedagogia de Deus para salvar Seu povo do pecado. Mas a última palavra era de vida abundante. (Vs. 44). A Compra de um terreno em Anatote dizia de forma prática, inconteste: haverá um tempo novo para os que agora sofrem!
Se você estar passando pelo vale, pela prova, aprenda algo sublime: Deus talvez esteja tratando você. Ele te ama e se importa com você pra te deixar entregue aos seus caprichos. Ele tem um alvo pra você. Ele deseja nossa obediência. Por isso, Ele está travando uma batalha com você pra te abençoar. Primeiro Ele nos molda, passa-nos pelo fogo para depois cumprir Sua promessa. Ele quer que você se arrependa, se volte pra Ele e diga:” Reina em minha vida ,Senhor, cumpra em mim o teu propósito!” Ele tem um futuro de paz para você, não esqueça!
 
3- PARA DEUS NÃO HÁ IMPOSSÍVEL. Vs 16-17- 26-27
Jeremias compra o campo, mas não entende! E se admira com o que Deus está revelando. Deus, o criador do Céu e da terra, poderia fazer daquele lugar inabitável, um lugar totalmente habitável, cheio de vida. NÃO HÄ COISAS DEMASIDAMENTE DIFIÍCIL PRA DEUS.
Deus está dizendo isso pra você: "Há coisas demasiadamente maravilhosa para mim?" Ele é o Senhor da História, o seu problema é nada aos olhos Dele. O que você acha difícil Ele pode resolver agora. Ele espera que você creia e se submeta à sua vontade soberana. Deus pode mudar nossa sorte. Deus pode mudar seu bairro, Deus pode mudar nossa cidade, nossa nação. Voltemos nossos olhos para Deus e abramos nosso coração para que Ele seja o único Senhor em nossas vidas!
Faça algo que demonstre sua fé. Jeremias comprou um campo crendo na palavra de Deus. E você, o que fará? Volte a orar. Volte a dizer a Deus que Ele tem todo poder sobre sua causa. Volte a ver pela fé Deus agindo em sua vida, em sua casa; Ele é o mesmo, não mudou e pode mudar sua sorte! Pode transformar nossa realidade em uma totalmente diferente. Para Deus não há impossível, Ele tem todo poder. Não se esqueça disso: ele está preparando um futuro melhor pra você!
 
4- DEUS VAI TERMINAR O QUE ELE COMEÇOU. Vs. 38-42
Você precisa conhecer seu Deus. Ele é Deus de aliança. Ele fez uma aliança com Abraão, com Moisés representando seu povo, Ele não falha. E também tem uma aliança conosco: Ele nos chamou para seu reino, nos trata como filhos, mediante os méritos de seu Filho, fez uma aliança conosco no Calvário. Ele é Fiel e cumprirá sua obra em nós!
Deus tem um propósito em nossas vidas. Ele terminará sua obra em nossas vidas. Deus está dizendo pra você: “Você é meu filho, parte do meu povo. Tenho uma aliança com você; mesmo que Eu permita momentos de cativeiro, de provações e escuridão, no entanto, estou no controle. Eu tomei você de entre os povos, pra você ser meu servo, meu filho, te farei que ande em meu caminho, tenha um novo coração e te farei todo bem que eu te prometi. Tão somente creia e volte-se para mim."
Ele nos ama incondicionalmente. Nossa vida está em suas mãos, Não ficaremos presos, mas seremos livres e veremos sua glória. Ele terminará a obra que começou, mesmo que passemos por intervalos de lutas e dificuldade, tudo isso serve para o nosso bem, Ele está nos aperfeiçoando. A última palavra é a Palavra de paz e esperança: Ele nos salvará!
 
CONCLUSÃO:
1- A atitude mais sábia que podemos tomar é escutar o que Deus diz e agir de acordo com isso!
2- É preciso coragem pra viver pela fé. Pois viver em esperança significa agir contraditoriamente, crer contra toda diversidade.
3- Espere o melhor de Deus. Deus está construindo seu futuro, invista sua vida, seus recursos na obra de Deus, Ele ainda fará coisas maravilhosas aos seus olhos. Ande pela fé e veja o impossível.

Que Deus te encha de esperança e paz, e te ajude a esperar nas promessas dEle. Amém.

Pr. Neudinho

Share this:

JOIN CONVERSATION

1 comentários:

  1. Glória a Deus nas alturas, que usa um homem para falar conosco. Glória a Deus pela sua vida pastor. Eu estou lendo Jeremias, e hoje lí exatamente esse contexto em que foi explicado acima. E eu ñ tinha entendido muito bem. E Deus me trouxe até essa página e ví que esse texto foi escrito hoje. Como Deus é poderoso e zeloso. Obrigada me Grande e Poderoso Deus de Abraão de Isaque e de Jacó. Louvado seja o seu Santo nome assim na terra como nos céus. Obrigada por sempre capacitar homens que tem o coração voltado para ti! Te amo Jesus, tu és meu meu Deus!!!

    ResponderExcluir

Faça o seu comentário e ajude-me a conhecer sua opinião.

Volte sempre!