Onde está Jesus?

João 20:11-18- Esse texto é lindo e fala sobre a ressurreição de Jesus. O que me chama a atenção foi a atitude de Maria Madalena, diante de coisas maravilhosas (o privilégio de ser a primeira pessoa a ver Cristo ressurreto) ela só conseguia sentir tristeza, só tinha olhos para o passado. Enquanto Maria Madalena chorava olhando para o túmulo, dava as costas para Jesus que devia estar rindo de sua falta de fé na promessa feita por Ele de que ressuscitaria.
Como você tem vivido? Para onde você tem olhado? Onde está Jesus na sua vida?
1º Quando olhamos para o passado...só focamos as perdas
Muitos só vivem do passado, naquilo que tiveram, como eram felizes. Colecionam frustrações e derrotas, fazem tanto isso que não conseguem mais viver sem a perspectiva da desgraça rondando suas vidas. Maria Madalena estava focada no túmulo, seus olhos não se fixavam noutro lugar que não o túmulo vazio. Deus nunca se preocupou com nosso passado, mas enviou Jesus para nos dar uma perspectiva de futuro. Onde está Jesus na sua vida?
 
2º Quando olhamos para o passado...perdemos a perspectiva de futuro
As lágrimas derramadas muitas vezes nos impedem de notarmos a presença de Cristo nos momentos difíceis. Jesus disse que ressuscitaria, mas porque Maria Madalena não acreditou? Porque a preocupação dela era com um corpo morto, com o passado, com o que Jesus já tinha feito, sua preocupação era com a perda e não com a possibilidade de vitória. Ela se esqueceu do que Jesus veio fazer e que sua morte foi apenas o início.
 
3º Quando olhamos para o passado... não percebemos a presença de Jesus
Um coração pode estar repleto de Jesus e buscá-lo com dor, e apesar disso não o ver imediatamente quando ele lhe concede sua maravilhosa presença. A especialidade do Diabo é tentar nos conduzir ao total esquecimento e sentimento de abandono ou cegar nossa visão com relação a presença de Cristo em nossa vida. Maria Madalena falava com Jesus, mas achava ser somente o Jardineiro... Uma visão distorcida, humanista, racional. Hoje em dia nós não temos a sensibilidade espiritual de percebermos a presença de Jesus nas grandes aflições ou nos pequenos detalhes.
 
4º Quando damos as costas para o passado contemplamos a beleza de Cristo
Maria já sem perspectiva, cegada e traumatizada pela morte de Jesus, continuava de olho no túmulo vazio. Jesus deu a ela a chance do reconhecimento, falou com ela. Maria estava tão perturbada que não o reconheceu fisicamente nem o timbre de sua voz que tanto escutara. Quando o Senhor a chama pelo nome: - Maria, ela pensa...ôpa, conheço essa voz...assim como aconteceu com Paulo, as escamas lhe caíram dos olhos. Isso só aconteceu quando ela deu as costas para o túmulo e ficou de frente para Jesus.
 
O relacionamento agora era diferente, a perspectiva era outra, ela queria tocar, abraçar Jesus.
Mas ela não deve fazê-lo. Não deve imaginar que sua ressurreição significa o retorno à vida atual e no relacionamento atual com os seus. Ela não pode nem deve buscar dele um relacionamento permanente de natureza terrena. "Não me toques." A ligação com ele há de ser muito diferente, conforme Jesus predisse aos discípulos nos discursos de despedida, muito mais íntima e próxima do que até então, a habitação de Jesus em seu coração, mas que apesar disso e justamente por essa razão não é mais um confronto terreno tangível.
 
Mas agora Maria deseja "segurar" o Mestre amado. Então Jesus precisa lhe dizer: "Não me segures", "solte-me". Agora ainda não é o momento de um contato com ele, que traria felicidade somente a Maria, por "reencontrar-se" com Jesus. Agora é preciso que muitas coisas aconteçam! É preciso levar a notícia aos discípulos, e justamente Maria deve ser a mensageira. Maria, solte-me e cumpra a incumbência que lhe dou!
 
Porém justamente nesse momento Jesus os chama de "meus irmãos", aos quais Maria deve dirigir-se. Isso representa perdão de toda a culpa e restauração da comunhão completa com eles: "Dize a meus irmãos".
 
"Então, saiu Maria Madalena anunciando aos discípulos: Vi o Senhor! E contava que ele lhe dissera estas coisas." Agora se cumpriu nela o que Jesus dissera a seus apóstolos em Jo 14.21; 15.10: "Aquele que tem os meus mandamentos e guarda, esse é o que me ama." O amor genuíno a Jesus não vive com sentimentos impulsivos nem com contatos físicos e reverências, mas pelo cumprimento de seu envio.
 
Para onde você tem olhado? Para as circunstâncias da vida? Para as perdas? Olhe para Jesus e deixe-o guiar sua vida, sendo seu Senhor e Salvador, e que Ele nos abençoe.
 
Abraços do amigo e pastor Pedrão

Share this:

JOIN CONVERSATION

    Blogger Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Faça o seu comentário e ajude-me a conhecer sua opinião.

Volte sempre!