Posso todas as coisas naquele que me fortalec. … Será?

                                                     
Por Luiz Sayão


Não é difícil andar pelo trânsito das grandes cidades brasileiras e ver diversos adesivos no vidro dos veículos de evangélicos com o slogan tirado de Filipenses 4.13. A pergunta surge espontaneamente: Por que tanta gente divulga tal mensagem bíblica? Qual é o seu significado? Por que tornou-se tão popular?
Infelizmente, este é um dos versículos mais mal compreendidos das Escrituras nos dias de hoje. Por incrível que pareça, neste artigo veremos que o texto paulino é entendido exatamente no sentido contrário ao pretendido pelo autor. A grande maioria dos testemunhos e mensagens que citam o referido no texto nos meios de comunicação atuais estão atrelados à teologia popular triunfalista de nossos dias. Portanto, acredita-se que “posso todas as coisas naquele que me fortalece” significa “vencerei todos os obstáculos que estão à minha frente” ou “posso alcançar tudo o que quiser”, ou ainda, “comigo ninguém pode”. Muitos pensam que podem comprar aquilo que não têm como pagar, outros acham que podem fazer aquilo para o qual não têm dom ou preparo, sem falar em absurdos ainda maiores sugeridos (posso dever, deixar a queda do meu inimigo, etc) por quem nem faz ideia do que Deus quer nos ensinar neste versículo.
Todo leitor da Bíblia tem a responsabilidade de buscar o sentido correto do texto sagrado. Não há dúvida de que este sentido é aquele que o autor original quis transmitir quando escreveu o texto. A idéia de que se pode “descobrir” algo especial, “escondido” no texto é falsa e deve ser abandonada. O que Paulo tinha em mente quando registrou tais palavras? Qual foi sua intenção, ao escrever para os irmãos filipenses?
A leitura das palavras gregas do texto não trazem tanta luz à interpretação neste caso específico. A tradução quase que literal da maioria das versões em português expressa com suficiência o conteúdo do verso em grego. Vale mencionar que “fortalece” vem de dynamis que significa poder, força, o que intensifica o fortalecimento dado por Cristo no versículo.
Antes de tudo, é necessário observar que Filipenses é uma das epístolas da prisão. Juntamente com Efésios, Colossenses e Filemom, trata-se de uma carta escrita quando Paulo estava preso por causa do Evangelho. Os textos de 1.7, 13, 14 e 17 deixam muito claro o contexto de encarceramento do apóstolo. Todavia, não se sabe com certeza onde Paulo está. Tradicionalmente, os intérpretes clássicos sugeriam que Paulo está preso em Roma, por volta de 60-61, principalmente por causa de 1.13 que cita “a guarda do palácio”, isto é o Pretório. Tal percepção colocaria a carta no mesmo contexto das demais “cartas da prisão”. Outros intérpretes sugeriram que Paulo poderia estar preso em Éfeso (1Coríntios 15.32); outros entendem que a prisão em Cesaréia (57-59) seria o cenário ideal para a elaboração da epístola. Independemente das minúcias cronológicas, o importante é que Paulo está “em cadeias”.
Surpreendemente, Filipenses é uma das epístolas mais pacíficas do Novo Testamento. Paulo quase não apresenta nenhuma censura à igreja nova da Macedônia. Além disso, um dos temas de encorajamento que marca a epístola é “alegria”. O verbo “alegrar-se” (chairo) aparece em 1.18, 2.17, 18, 28, 3.1, 4.4 e 4.10; “regozijar” (synkairo) está em 2.17 e 18. O imperativo plural é contundente, aparecendo em 2.18 e 4.4, o famoso texto que diz (NVI) “Alegrem-se no Senhor. Novamente direi: Alegrem-se!” É impressionante ver um preso exortando os demais à alegria.
É neste contexto de alegria, particularmente por uma oferta dos filipenses em favor de Paulo, que o texto de 4.13 está inserido. A perícope no versículo dez e tem como desfecho o verso treze. Não será tão difícil entender o versículo final se prestarmos atenção ao texto imediatamente anterior. Os versículos 11 e 12 dizem: “Sei o que é passar necessidade e sei o que é ter fartura. Aprendi o segredo de viver contente com toda e qualquer situação, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito, ou passando necessidade (NVI). Depois de afirmar isso, Paulo diz que “tudo pode em Cristo”. Afinal, o que Paulo pode (no sentido de ser capaz de suportar)? É muito simples: Pode passar necessidade, pode passar fome, pode ser preso. Isto quer dizer que Paulo pode enfrentar qualquer situação difícil, pois Cristo lhe dá força suficiente para suportar as agruras do seu ministério. Todavia, deve ficar claro que Paulo também diz que pode estar bem alimentado, pode ter muito e pode ter fartura. No entanto, “pode” aqui não significa “tenho capacidade para conseguir”, muito menos quer dizer “tenho direito a isso”. Ao contrário, “poder” aqui significa que a fartura também não permite que Paulo sirva menos a Deus. A essência de tudo é “aprendi o segredo de viver contente com toda e qualquer situação”. Se tenho fartura, louvado seja Deus. Que ela não me impeça de servir ao Senhor. Se enfrento problemas, louvado seja Deus. Que eles não me desanimem no ministério cristão.
É muito importante ler a Palavra de Deus e entendê-la corretamente. Até o histórico personagem da literatura brasileira, o Padre Vieira, mesmo sem ser evangélico disse com muita razão, ao mencionar a citação que o Diabo faz do Salmo 91 no episódio da tentação de Jesus (Mateus 4): “As palavra de Deus, ditas no sentido em que Deus não as disse, são palavras do Diabo”.


Share this:

JOIN CONVERSATION

    Blogger Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Faça o seu comentário e ajude-me a conhecer sua opinião.

Volte sempre!