MUDANÇAS ORTOGRÁFICAS EM 2009


Reforma ortográfica visa padronizar a língua nos países de fala portuguesa

Fonte: Bahiagora




A partir do próximo ano, algumas regras de escrita do nosso idioma irão mudar. O presidente Lula assinou o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. No Brasil, a questão vem sendo discutida há 10 anos no Congresso Nacional.

O acordo visa unificar a língua portuguesa, que tem duas grafias oficiais, a do Brasil e a de Portugal. Com as novas regras, as diferenças ortográficas acabam em 98%. As mudanças obedecem às regras da maioria dos países e têm prazo até 2013 para serem totalmente concluídas e incorporadas pelas gramáticas.

Hoje, além de Brasil e Portugal, o idioma é falado em Timor Leste e nos países africanos Guiné Bissau, Angola, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde e Moçambique. O português é a terceira língua mais falada no mundo. São 200 milhões de habitantes que a têm como língua oficial.


Principais Mudanças:


- As paroxítonas terminadas em “o” duplo não terão mais acento circunflexo. Ao invés de “abençôo”,” enjôo" ou “vôo”, será “abençoo”, “enjoo” e “voo”.


- Não se usará mais o acento circunflexo nas terceiras pessoas do plural do presente do indicativo ou do substantivo dos verbos “crer”, “dar”, “ler”,”ver” e seus decorrentes, ficando correta a grafia “creem”, “deem”, “leem” e “veem” .


- O hífen vai desaparecer do meio de palavras, com exceção daquelas cujo prefixo termina em “r”, casos de “hiper-”, inter-” e “super-”. Assim passaremos a ter “extraescolar”, “aeroespacial” e “autoestrada”.


- O hífen passa a ser utilizado em palavras compostas cuja última letra do primeiro elemento é igual à primeira letra do segundo: micro-ondas, anti-inflamatório.


- Criação de alguns casos de dupla grafia para fazer diferenciação, como o uso do acento agudo na primeira pessoa do plural do pretérito perfeito dos verbos da primeira conjugação, tais como “louvámos” em oposição a “louvamos” e “amámos” em oposição a “amamos”.


- O trema (brasileiro) desaparece completamente. Estará correto escrever “linguiça”, “sequência”, “frequência” e “quinquênio” ao invés de lingüiça, seqüência, freqüência e qüinqüênio.


- O alfabeto deixa de ter 23 letras para ter 26, com a incorporação de “k”, “w” e “y”.


- O acento diferencial deixará de ser usado, como em “pára” (verbo) de “para” (preposição).


- Haverá eliminação do acento agudo nos ditongos abertos “ei” e “oi” de palavras paroxítonas, como “assembléia”, “idéia”, “heróica” e “jibóia”. O certo será assembleia, ideia, heroica e jiboia.

Fique atento e se prepare para as mudanças.

DADA A IMPORTÂNCIA DO TEMA, DISPONIBILIZO AQUI O MANUAL COM AS FUTURAS MUDANÇAS PARA DOWNLOAD.

LINK PARA O MANUAL DO ACORDO ORTOGRÁFICO

Share this:

JOIN CONVERSATION

2 comentários:

  1. não gostei das mudanças...
    a unica coisa que aconteceu foi fazer com que as pessoas que já escreviam errado,continuarem escrevendo errado!
    fez um erro ortografico, ficar certo!
    isso é banal!!

    ResponderExcluir
  2. eu nao gostei das mudanças ortograficas contando q os professores vivem agora pedindo trabalhos sobre as mudanças ortograficas.eu acho que eles nao deveriam mudar a ortografia porque isso mudou a vida de muitos aluno brasileiros,inves deles melhorar o estudo dos alunos brasileiros eles fizeram piorar e uma calunia isso.

    ResponderExcluir

Faça o seu comentário e ajude-me a conhecer sua opinião.

Volte sempre!