Publique o seu livro
Léo Kades
Entrevista Por Wilma Rejane
Entrevista Por Wilma Rejane
Publicar um livro é o sonho de muitas pessoas, mas se você é um iniciante, pode sentir-se fracassado diante das dificuldades. Queremos lhe incentivar a não desistir e acreditar que é possível sim, com poucos ou muitos recursos, ver seu livro prontinho para ser lido e apreciado, seu sonho gerado, influenciando vidas. Se você é escritor, com criação concluida ou em andamento eis a sua grande chance.
O entrevistado é Léo Kades, escritor e editor da Oxigênio Books e Publica Livros, empresas que estão se diferenciando no mercado por proporcionar aos novos autores, suporte e concretização desse sonho.
1-Por que é tão difícil novos escritores conseguirem editoras para publicar seus livros?
Isso se deve á alguns fatores e na minha opinião destacaria dois fatores principais:
1- O custo para divulgar e promover o livro de um novo autor é muito grande.
2- Outra questão muito importante é a de que as editoras recebem muitos esboços para avaliação e o tempo para avaliar novos livros é muito pequeno.
2- O que um novo autor, determinado a ser escritor de sucesso, não pode deixar de fazer ao enviar original para análise.
Na maioria dos casos o autor escreve para várias editoras ao mesmo tempo e espera que pelo menos uma ou duas acabe respondendo.O problema é que a maioria desses autores não envia sequer um contato de telefone fixo e isso acaba dificultando um possível retorno.Uma dica muito importante é não cadastrar telefone celular.Facilite ao máximo o contato para um possível retorno.E entenda que editores não usam MSN.
3-É possível publicar um livro com poucos recursos?
Hoje existe a opção de imprimir um livro a partir de 100 exemplares.Não existe dificuldade em editar ou publicar um livro. Existem opções de publicar livros de forma gratuita ou até mesmo em pequenas quantidades.É importante sempre pensar em aliar qualidade e preço.
4-Quais as vantagens entre a publicação impressa e a virtual?
Eu sou um grande fã do livro impresso, pois gosto do cheiro do papel (risos), gosto de pegar o livro na mão e ir para um canto sossegado e me desligar de tudo com a leitura de um livro.Mas não podemos negar a realidade do livro virtual, eu mesmo já tenho assinado contrato para distribuição de livros em formatos eletrônicos e tenho os livros de minha editora sendo distribuídos no Brasil, Itália, Estados Unidos e Europa. Acredito que a distribuição virtual seja uma ótima oportunidade para os novos autores, pois é uma forma de ter seu livro sendo vendido e divulgado no mundo todo.
5-Que tipo de livro tem mais saída? É possível fazer esta previsão?
Bom, no geral livros de auto-ajuda, romance e ficção.Para constatar isso basta dar uma olhada na lista dos mais vendidos da veja ou de outras livrarias.
6-Uma avaliação sobre o mercado de escritores evangélicos.
Eu admiro quando uma editora evangélica se propõe á fazer algo novo e investir em novos valores. O problema é que isso acontece muito pouco nesse meio.Tem autores que lancei que quando chegaram até mim, me falaram de editoras que chegaram á pedir "carta de recomendação assinada por uma grande personalidade do meio gospel "e disseram que só com isso iriam avaliar o livro do referido do autor. Isso é um abusurdo. Como é que um novo autor terá acesso á algo assim? E porque dessa exigência? Bom, minha avaliação é: Chega do velho, vamos viver o novo, um novo momento, um momento em que todos possam compartilhar seus sonhos e ideais.
Acabei de editar pela Publica Livros o livro "Deus Julgará" do autor Hermes Damasceno de Castanhal - Pará. O fato é que o Sr, Hermes tem 78 anos e durante toda a sua vida sonhou em lançar seu livro.Esse foi um dos livros ao receber da gráfica me emocionei bastante, pois não estava segurando um livro em minhas mãos, eu estava segurando o sonho de uma vida inteira de alguém.
8 - Que recado você deixaria para os autores ou futuros escritores que possam estar lendo essa entrevista?
Não deixe de escrever e não desista nunca! Se precisar de ajuda estarei á disposição no telefone
Tati!!
ResponderExcluirVocê inaugurou seu lindo layout com a entrevista?!
Ô amiga, és demais! Mas sabe, este assunto é muito necessário, para quebrar o monopólio das antigas editoras que não dão oportunidade aos novos escritores. Já pensou eu e você querendo publicar um livro e não encontrarmos apoio? Ficarmos com os papéis lá, na gaveta, amarelando? (rsrsrs).
Deus a abençoe, querida, muuito mesmo.
Com amor, em Cristo.
Voltei Tati!
ResponderExcluirSó para dizer que colocamos seu blog como destaque na página da UBE (coluna a direita).
Deus a abençoe, querida irmã.
Amiga, obrigada pelo destaque dado ao Tempo Kairós na UBE.
ResponderExcluirE não poderia deixar de expor a entrevista, visto que é de extrema importância. Conte comigo.
Abração.
Olá Tatiane,
ResponderExcluirestava dando uma voltas na blogosfera e acabei te encontrando este post e chamou atenção.
gostei do teu blog, passei a ser o seu seguidor e estarei divulgando o seu blog na minha lista para que assim como eu tive o privilégio de ler os teus textos outros possam também.
fica na paz que só o Senhor Jesus pode dar!
meu blog: http://expressandoaverdade.blogspot.com/