Se Deus é por nós, por que perdemos as batalhas da vida?
Essa é a pergunta que não quer calar, se Deus é por nós, por que sofremos as derrotas das batalhas da vida? Será Deus o culpado ou nossa teimosia e soberba? No livro de Deuteronômio 20.1-4, Deus deu a Moisés leis de como seriam as guerras contra as cidades inimigas e como deveriam agir e reagir. Será que temos obedecido à voz de Deus, ou temos agido por conta própria diante dos conflitos diários?Porque perdemos as batalhas da vida?
1º PERDEMOS QUANDO SUPERDIMENSIONAMOS O INIMIGO- No versículo 1 Deus fala através de Moisés dizendo que eles não deveriam temer os inimigos, mas hoje em dia tanto quanto naquela época temos o péssimo hábito de aumentar o tamanho dos nossos problemas e desafios. Uma simples gota num copo de água vira um tsunami. Você é assim?
2º PERDEMOS QUANDO ACHAMOS QUE FOMOS ABANDONADOS - Temos sempre essa sensação de que nos maus momentos Deus nos abandona, ou não consegue ouvir o nosso clamor, e no verso 1b diz: Pois o Senhor, nosso Deus, que os livrou do Egito, está com vocês. Temos essa promessa de que nos bons e nos maus momentos o Senhor sempre estará conosco, creia nisso, você nunca estará sozinho.
3º PERDEMOS QUANDO LUTAMOS CONTRA OS INIMIGOS ERRADOS - No verso 3 diz: "Israelitas, escutem o que estou dizendo! Vocês estão aqui para lutar contra os inimigos. Parece uma palavra óbvia, mas não é. Nossa maior luta e nosso maior inimigo somos nós mesmos, nossa teimosia, falta de fé, arrogância, egoísmo. Nossa luta deve ser contra o pecado que nos assola gerando todo tipo de sentimento contrário a Palavra de Deus. Você tem lutado contra os inimigos certos?
4º PERDEMOS QUANDO NÃO DEIXAMOS DEUS LUTAR POR NÓS - V.4- pois o Senhor, nosso Deus, está com vocês para lutar ao seu lado e salvá-los do inimigo. Sempre queremos assumir o controle colocando Deus em segundo plano ou como simples bóia de salvação. Ele precisa assumir o controle, a direção de nossa vida. Necessário é a rendição, total submissão para que não venhamos a sofrer as derrotas das batalhas da vida, que são intensas, mas não invencíveis, se fizermos uso da arma certa: JESUS.
Seja um vencedor, permitindo que Deus assuma o controle de sua vida e lute as suas batalhas, você consegue fazer isso. Davi conseguiu, Daniel conseguiu, Sadraque e seus amigos conseguiram e saíram vitoriosos.
Que Deus te abençoe e te guarde...
Pastor Pedrão