MUDANÇAS ORTOGRÁFICAS EM 2009
Reforma ortográfica visa padronizar a língua nos países de fala portuguesa
Fonte: Bahiagora
A partir do próximo ano, algumas regras de escrita do nosso idioma irão mudar. O presidente Lula assinou o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. No Brasil, a questão vem sendo discutida há 10 anos no Congresso Nacional.
O acordo visa unificar a língua portuguesa, que tem duas grafias oficiais, a do Brasil e a de Portugal. Com as novas regras, as diferenças ortográficas acabam em 98%. As mudanças obedecem às regras da maioria dos países e têm prazo até 2013 para serem totalmente concluídas e incorporadas pelas gramáticas.
Hoje, além de Brasil e Portugal, o idioma é falado em Timor Leste e nos países africanos Guiné Bissau, Angola, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde e Moçambique. O português é a terceira língua mais falada no mundo. São 200 milhões de habitantes que a têm como língua oficial.
Principais Mudanças:
- As paroxítonas terminadas em “o” duplo não terão mais acento circunflexo. Ao invés de “abençôo”,” enjôo" ou “vôo”, será “abençoo”, “enjoo” e “voo”.
- Não se usará mais o acento circunflexo nas terceiras pessoas do plural do presente do indicativo ou do substantivo dos verbos “crer”, “dar”, “ler”,”ver” e seus decorrentes, ficando correta a grafia “creem”, “deem”, “leem” e “veem” .
- O hífen vai desaparecer do meio de palavras, com exceção daquelas cujo prefixo termina em “r”, casos de “hiper-”, inter-” e “super-”. Assim passaremos a ter “extraescolar”, “aeroespacial” e “autoestrada”.
- O hífen passa a ser utilizado em palavras compostas cuja última letra do primeiro elemento é igual à primeira letra do segundo: micro-ondas, anti-inflamatório.
- Criação de alguns casos de dupla grafia para fazer diferenciação, como o uso do acento agudo na primeira pessoa do plural do pretérito perfeito dos verbos da primeira conjugação, tais como “louvámos” em oposição a “louvamos” e “amámos” em oposição a “amamos”.
- O trema (brasileiro) desaparece completamente. Estará correto escrever “linguiça”, “sequência”, “frequência” e “quinquênio” ao invés de lingüiça, seqüência, freqüência e qüinqüênio.
- O alfabeto deixa de ter 23 letras para ter 26, com a incorporação de “k”, “w” e “y”.
- O acento diferencial deixará de ser usado, como em “pára” (verbo) de “para” (preposição).
- Haverá eliminação do acento agudo nos ditongos abertos “ei” e “oi” de palavras paroxítonas, como “assembléia”, “idéia”, “heróica” e “jibóia”. O certo será assembleia, ideia, heroica e jiboia.
Fique atento e se prepare para as mudanças.
DADA A IMPORTÂNCIA DO TEMA, DISPONIBILIZO AQUI O MANUAL COM AS FUTURAS MUDANÇAS PARA DOWNLOAD.
LINK PARA O MANUAL DO ACORDO ORTOGRÁFICO
não gostei das mudanças...
ResponderExcluira unica coisa que aconteceu foi fazer com que as pessoas que já escreviam errado,continuarem escrevendo errado!
fez um erro ortografico, ficar certo!
isso é banal!!
eu nao gostei das mudanças ortograficas contando q os professores vivem agora pedindo trabalhos sobre as mudanças ortograficas.eu acho que eles nao deveriam mudar a ortografia porque isso mudou a vida de muitos aluno brasileiros,inves deles melhorar o estudo dos alunos brasileiros eles fizeram piorar e uma calunia isso.
ResponderExcluir